Tese de Mestrado em Ensino da Física e Química

Tese de Mestrado em Ensino da Física e Química intitulado “Análise Digital de Vídeo e software complementar no Ensino da Física”, coordenado pelo Prof. Dr. Vitor Teodoro na Universidade Nova de Lisboa (2012).

 

 

Trazer  à  superfície  da  memória  duas  décadas  de  ensino  é  um  exercício  que  coloca  em perspetiva a escola e o que ela representa para a sociedade em cada momento. O relatório de atividade  profissional  é  meramente  uma  retrospetiva  reflexiva  do  que  foi  a minha  atividade profissional  e  das  experiências  que  vivi,  como  as  senti,  e  de  forma  discreta, as competências que  delas  resultaram.  Nesta  máquina  do  tempo  chamada  memória,  revisitei  momentos  da minha vida profissional, e atividades que determinam a minha forma de olhar o ensino e o meu lugar nele.

A Física é considerada uma das disciplinas que oferece maior grau de dificuldade, e os fracos resultados dos exames nacionais de Física e Química obrigam, não só a uma profunda análise das  razões  de  tão  baixos  índices  de  aprendizagem, como  à  procura de mecanismos e  de novas práticas didáticas capazes de os melhorar. O   computador   é   uma   ferramenta   à   qual   se   reconhece   elevado   potencial   didático, articularmente  no  ensino  da  Física ,  dado  permitir a  criação  de ambientes  de  aprendizagem promotores  da  construção  do  conhecimento numa  lógica  construtivista.

A Análise  Digital de Vídeo é  um  exemplo  de  abordagem  didática  que  se  enquadra  nesse  espírito,  proporcionando uma perspetiva  visual  do  movimento, em  simultâneo e  de  forma  síncrona, com  a  sua representação, o que para além de diluir as tradicionais dificuldades encontradas na análise de gráficos, permite ao aluno elaborar um estudo do movimento e das leis que o regem.
este trabalho apresentam - se algumas sugestões de  atividades didáticas orientadas para a o estudo da cinemática, envolvendo a análise digital de vídeo através do Tracker, acompanhadas de análise de dados em Excel, e modelação, recorrendo ao Tracker e/ou ao Modellus. Este trabalho,  simultaneamente  relatório  profissional  de  uma  carreira  profissional  de  quase duas  décadas  e  contributo  para  a  melhoria  da  utilização  das  tecnologias  no  ensino, vem  na sequência lógica do exercício do pensamento, na procura do conhecimento e da competência profissional.

 

 

 

Visitas: 273