Tese de Mestrado em Ensino da Física e Química
Tese de Mestrado em Ensino da Física e Química intitulado “Análise Digital de Vídeo e software complementar no Ensino da Física”, coordenado pelo Prof. Dr. Vitor Teodoro na Universidade Nova de Lisboa (2012).
Trazer à superfície da memória duas décadas de ensino é um exercício que coloca em perspetiva a escola e o que ela representa para a sociedade em cada momento. O relatório de atividade profissional é meramente uma retrospetiva reflexiva do que foi a minha atividade profissional e das experiências que vivi, como as senti, e de forma discreta, as competências que delas resultaram. Nesta máquina do tempo chamada memória, revisitei momentos da minha vida profissional, e atividades que determinam a minha forma de olhar o ensino e o meu lugar nele.
A Física é considerada uma das disciplinas que oferece maior grau de dificuldade, e os fracos resultados dos exames nacionais de Física e Química obrigam, não só a uma profunda análise das razões de tão baixos índices de aprendizagem, como à procura de mecanismos e de novas práticas didáticas capazes de os melhorar. O computador é uma ferramenta à qual se reconhece elevado potencial didático, articularmente no ensino da Física , dado permitir a criação de ambientes de aprendizagem promotores da construção do conhecimento numa lógica construtivista.
A Análise Digital de Vídeo é um exemplo de abordagem didática que se enquadra nesse espírito, proporcionando uma perspetiva visual do movimento, em simultâneo e de forma síncrona, com a sua representação, o que para além de diluir as tradicionais dificuldades encontradas na análise de gráficos, permite ao aluno elaborar um estudo do movimento e das leis que o regem.
este trabalho apresentam - se algumas sugestões de atividades didáticas orientadas para a o estudo da cinemática, envolvendo a análise digital de vídeo através do Tracker, acompanhadas de análise de dados em Excel, e modelação, recorrendo ao Tracker e/ou ao Modellus. Este trabalho, simultaneamente relatório profissional de uma carreira profissional de quase duas décadas e contributo para a melhoria da utilização das tecnologias no ensino, vem na sequência lógica do exercício do pensamento, na procura do conhecimento e da competência profissional.
Visitas: 570